Com os objetivos de apresentar o PRONACAMPO e a ação Escola da Terra como uma política de formação de professores no eixo 1 de Gestão e Prática Pedagógica, o projeto do Curso de Aperfeiçoamento/ Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica, aconteceu de 02/10 a 19/12/2014 em 6 polos distribuídos em varias regiões do Estado da Bahia, sob a coordenação da UFBA.
1.1POLO I – CAMPO ALEGRE DE LOURDES
Formadores
responsáveis: Jose Carlos Reis Feitosa, Maria Mércia Rodrigues e Ângelo Lopes
Marques
1.2POLO II – CAMPO FORMOSO
Formadores
responsáveis: Magnólia Pereira dos Santos, Maria Mércia Rodrigues, Railda Sousa
e Leidinalva da Silva Gonçalves Caldas
1.3POLO III - EUCLIDES DA CUNHA
Formadores
responsáveis: Gilda Maria Cunha Pereira e Raphael dos Santos
1.4POLO IV - FEIRA DE SANTANA
Formadores
responsáveis: Kátia Oliver Sá
1.5POLO V - VITÓRIA DA CONQUISTA
Formadores
responsáveis: Leda Lucia da Rocha Silva, Marcos Paiva Pereira e Geiza Alves
Fonseca Souza
1.6 POLO VI - XIQUE-XIQUE
Formadores
responsáveis: Clenildo da Cunha Peixinho e Reinaldo Moreira
Escola da Terra, um lugar para lutar...
Durante sua trajetória nos caminhos da
Educação do Campo, busque trilhar as veredas que os conduza a valorização do
homem trabalhador do campo, este por si só guerreiro e lutador que constrói
esse País com sua enxada e sua
determinação.
Agora você, professor da Pedagogia
Histórico-critica também és um trabalhador do campo, e em suas mãos está a luta
pela valorização e o respeito ao homem do campo, a escola do campo e a educação
de qualidade.
Que esta garrafa, agora em suas mãos, com
alguns dos frutos do campo, sejam guardadas com carinho, para que num futuro
próximo possamos lembrar que as sementes
da “Escola da Terra”, unida a “Pedagogia
Histórico-critica” foram transmitidas
nesta formação e que dependerá de cada cursista (professor)faze-las germinar em
solos férteis com a Educação do Campo.
Um abraço do Formador: José Carlos Reis Feitosa
Campo
Alegre de Lourdes, 19 de dezembro de 2014
Breve resumo da conclusão da formação em Campo Alegre de Lourdes pelo formador José Carlos Reis Feitosa:
CONSIDERAÇÕES
FINAIS/SUGESTÕES
Alguns pontos se repetiram desde o primeiro
modulo, como infra-estrutura e recursos que foram merecedores de reflexão, mas
que não tiraram o êxito do trabalho.
O IV modulo, foi muito prazeroso por
contar como sendo o momento final de curso, porem na certeza de que ainda há
muito o que estudar e a concluir deixo aqui simplesmente minha posição com
relação a alguns pontos:
a) Nunca
uma formação me acrescentou tanto a uma ampliação de meu universo psíquico.
Graças ao conteúdo explorado e “malhado” tenho melhores condições de concluir
meu mestrado com elevado grau de síntese e de domínio de conduta adquirido;
b) O tema
humanização, presente em toda base teórica apresentada e estudada com afinco
nos fez refletir sobre o verdadeiro papel da escola e da educação para as
futuras gerações. Também para uma tomada de decisão a cerca do contexto que se
encontra nossa educação na atualidade para a contextualização desse processo
humanizante;
c) A compreensão
da unidade das teorias Pedagogia Histórico-critica e a Psicologia Histórico
Cultural que no curso da Escola Ativa não se apresentou de forma muito clara;
d) A
importância da reflexão sobre o que foi feito da nossa educação com a
introdução das pedagogias do apreender a aprender e todas as consequências por
elas efetuadas;
e) A analise
sobre os conceitos do cotidiano e do senso comum não incidirem sob o
desenvolvimento do psiquismo da mesma forma que os conhecimentos científicos e
o entendimento de que só não se desenvolve as funções superiores aqueles que
estão desprovidos de condições sociais de vida e educação. E que nesse curso a
oportunidade de efetivar esse desenvolvimento foi algo extremamente organizado
pela equipe de coordenação da UFBA.
Queremos agradecer mais uma vez a oportunidade em
participar desse processo a Ufba, as tutoras e aos cursistas e aguardar o
retorno desse momento como frisado anteriormente impar em minha vida !
Obrigado a todos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário