Este blog tem a pretensão de ser um espaço democrático destinado à publicação de textos, informações, artigos científicos, divulgação de eventos e comentários a respeito dos campos da Educação do Campo de Senhor do Bonfim e região, com ênfase aos estudos e conhecimentos pedagógicos locais. O blog é coordenado pelo Prof. José Carlos R.Feitosa (reisfeitosa@hotmail.com), a partir do exercício de sua função como educador e estudioso do fazer pedagógico. Sejam bem vindos!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

UM MESTRE EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA SENHOR DO BONFIM

Gostaria de agradecer a Deus, aos familiares, aos amigos e aos professores pela oportunidade de defender o meu trabalho, fruto de uma história de luta e vitórias e assim encerrar com a frase que sintetiza esse momento…

MUITO OBRIGADO !

Nesta pesquisa o Metre em Educação José Carlos Reis Feitosa, descreve as Perspectivas na Formação de Professores para a Educação do Campo em Senhor do Bonfim bem como sua trajetória na atuação de educador d campo.
RESUMO
Este estudo desenvolvido teve como tema Perspectivas na Formação de Professores para a Educação do Campo em Senhor do Bonfim-Bahia, onde apresentamos uma análise dos efeitos do processo de formação continuada dos professores na relação Educação do Campo no Município de Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. Dentro deste contexto também analisamos como procede e efetiva as políticas publicas voltadas ao atendimento dessa especificidade, bem como seu estudo teórico, direcionado sobre o fazer didático/pedagógico dos professores que atuam com a Educação do Campo, ou seja, debateu a formação acadêmica e continuada desses profissionais, destacando a estrutura do atual formação que esta sendo aplicada ao estado da Bahia pela Universidade Federal do Estado da Bahia e caracterizou a Educação do Campo local. É uma pesquisa de cunho etnográfico onde caracterizamos as condições humanas e materiais do trabalho desenvolvido pelos professores do Campo. Como abordagem teórico-metodológica, adotamos a abordagem mista e etnográfica, tendo como amostra oito escolas com seus respectivos professores. Em relação aos instrumentos de coleta de dados utilizamos os questionários, as entrevistas, as fotografias e as observações. A partir destes dados consideramos que não existe uma coordenação pedagógica especifica para atuar nas Escolas do Campo local, portanto não esta acontecendo formação continuada, que falta cuidados com a infraestrutura dessas escolas, que é preciso resolver a situação da inclusão digital e principalmente rever a situação de fechamento dessas escolas constatadas na pesquisa, para tanto diante das constatações verificamos a importância da visão crítica da educação como sendo o meio que nos levará a mudanças significativas na sociedade e a proposta de elevarmos o conhecimento desses professores à Pedagogia Histórico-crítica nas escolas do Campo de Senhor do Bonfim para assim mudarmos a realidade detectada de fechamento destas vinte e seis escolas do campo onde com certeza com esse fechamento provavelmente as vinte e seis comunidades onde estavam estas escolas deixaram de sentir orgulho delas mesmas, pois nem mesmo uma escola, foi digna de possuírem. Assim justificamos a importância dessa pesquisa.
Palavras – chave: Educação do Campo, Formação de Professores, Políticas Públicas e Classes Multisseriadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário