A Educação do Campo do Município de Senhor do Bonfim, participou da 13ª JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA
BAHIA - 25 a 27 de Julho de 2013
Aqui José Carlos presta conta dessa Jornada:
PALESTRAS: A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS - EDUARDO SHINYASHIKI (SP)
Já vivemos varias revoluções:
* Revolução agrícola;
* Revolução Industrial;
* Revolução Tecnológica;
* Revolução da Sustentabilidade
Grandes problemas da educação:
Gestão
Problemas: 1.Formação: carreira que não atrai, o professor não se valoriza;
2.Reconhecimento: falta valorização;
3. Consciência social: 7% de analfabetos plenos + 68% analfabetos funcionais no Brasil
Importância da neurociência:
Nascemos com cerca de 100 bilhões de neurônios
* 0 a 2 anos => 100% dos neurônios precisam desenvolver-se
* 2 aos 17 anos => 50 % dos neurônios precisam desenvolver-se
* Adulto => 10 % dos neurônios precisam desenvolver-se
Vídeo: A criança que mora dentro de você
O analfabeto do século XXI não é aquele que não sabe ler e escrever, o analfabeto do século XXI é aquele que não sabe aprender, desaprender e reaprender. (Alvin Toffler)
Gestão de pessoas
A magia do encantamento
Filme: A escola da vida
O que é que as pessoas querem?
Pertencer a algo maior, amar e ser amado, ter um sentido para a vida
De quem é o show
Quando você crescer seja você. ( vídeo Elton Jonh e George Michel)
Existem espaços para todos brilharem, quando cada um se responsabiliza pelo seu brilho.
O poder da flexibilidade => o poder da gentileza => Não falta conhecimento, falta educação
A vida que temos e a vida que queremos
Ter tido coragem de fazer o que realmente queria e não somente o que esperavam o que eu fizesse.
Queria não ter trabalhado tanto,
Queria ter tido coragem de falar o que realmente sentia
Queria ter sido mais feliz
Vídeo: On ou off, de que lado você está? - https://www.youtube.com/watch?v=-6xGI63nXZg
Palestra: O trabalho como principio educativo e a pesquisa como principio metodologico em educação e na formação do cidadão. Luiz Carlos de Menezes-SP
* Proposta de currículo;
* A escola que temos é anacrônica no sentido de somente informar;
* Que escola queremos para o jovem de hoje daqui a 20 anos?
* Migração do campo;
* Monocultura;
* O que as maquinas fazem? -limitações;
* Trabalhar é comunicar-se, é intelectual;
* Minha critica a escola brasileira: tem a ver com o conceito. Nossa educação de base não é de base, nem o professor domina todo conteúdo. Currículo não é conteúdo. As informações já estão em todos os lugares.
* O conhecimento esta fácil e disponível a todo momento;
* É preciso levar a universidade para a escola e não o professor para a universidade;
* Mudar a escola para que o aluno trabalhe o conhecimento é uma mudança de paradigma;
* A escola não pode ser linhas de montagem;
A proposta da escola voltada a prática do trabalho como princípio educativo não é propor para a mão de obra.
DEBATE:A Formação de Professores de Educação Infantil e Séries Iniciais. Qual melhor caminho?
CONSIDERAÇÕES:
1- Qual melhor caminho para a formação?
2- Quais os reais motivos levaram a trabalhar com pedagogia?
3- O curso de magistério esta fazendo falta !
4- É preciso gostar de criança;
5- A criança de hoje é diferente das de ontem;
6- As crianças não são indisciplinadas , são sim mal educadas pelos pais;
7- É preciso trabalhar a formação de valores;
8- Falta a prática nos cursos de formação, período de estagio maior;
9- Lei 11.738/2008- regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica;
10- É preciso uma META COMPETENCIA - ser mais que competente.
Palestra: As Complexas Relações Entre o Saber, a Escola e a Sociedade Atual-Terezinha Rios - SP
Para compreender o que é a história escolar de um aluno e por que
alguns não conseguem aprender, é preciso levar em conta o sentido que o saber e
a escola têm para o aluno, na sociedade contemporânea. Que sentido tem para um
jovem o fato de ir à escola, o fato de estudar (ou não estudar) na escola, o
fato de aprender e compreender, seja na escola ou fora dela? Vai-se à escola
para aprender ou para passar de ano? Para o aluno, quem é responsável do
sucesso ou do fracasso escolar: ele próprio ou o professor? Para ele, o que é
um “bom aluno”? E mais algumas questões que possibilitam melhor entender o
cotidiano na sala de aula e, assim, diminuir o fracasso escolar.
Palestra: Valorização do docente e Plano de Carreira - Carlos Sanches-PR
Educação é pegar o nó de um pinheiro e conseguir muitas esculturas, muitas coisas, pois o nó é duro e é preciso ferramentas apropriadas.
Conquistas LDB.
Art. 62 - formação em nível superior em curso de licenciatura(graduação plena); Lei 11.738, etc
Caráter afetivo e relacional nas práticas pedagógicas- Energia que nos vincula à realidade;
medos: 1-medo a confusão que o novo traz;
2-medo de enfrentar os conflitos;
O ser humano que chegamos é resultado do ser que é constituído ao longo da vida humana;
Você faz parte da vida humana de muita gente;
O que podemos fazer na prática?
* é preciso se colocar no nível de criança para buscar entender o que ela esta querendo dizer;
* é preciso esperar outras possibilidades e nãoa creditar que conhecemos a criança para sempre;
* é preciso variar as atividades e relacionar o conhecimento com a historia e coma vida;
* é preciso desafiar, perguntar, dar alternativas, oportunidades de escolha;
* é preciso considerar que o aprendiz tem uma só dimensão: a dimensão humana.
Palestra: Como selecionar educadores através da analise do perfil profissional com avaliação e técnica-Renato Casagrande - PR
* O diretor faz a diferença e deve promover;
* Exigências na gestão: Planejamento, visão sistêmica, liderança;
* Efeitos colaterais do gestor: medo, tensão, exposição, ansiedade, desafeto, conflito, desequilíbrio, prob. familiares, insegurança, integridade física, tensão, depressão.
Resiliência: grande característica do gestor.
Qual perfil precisamos?
Especialista-generalista=> especialista sistêmico: deve ser estrategista
Quais as competências?
1- técnico- habilidade - fazer - visão da técnica
2- humano - atitudes - ser
3- sabedor - conhecimentos
CHA (CONHECER, HABILIDOSO E ATITUDE=> Competência
4 competências:
a) Competências digitais
b) Competências globais - mundo
c) Competências de comunicação e relacionamentos
d) Competências de agilidade
Características de cada modelo
O gestor no papel de:
Produtor-monitor-coordenador-empreeendedor-negociador-facilitador-mentor
Não podemos mudar personalidades, mas podemos gerenciar:
1- eleição
2-indicação
3-certificação
Avaliar gestor: estudos de casos e promoção interna, com base nas competências
caráter + competências = credibilidade e confiança
www.renatocasagrande.com e contato@renatocasagarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário