Este blog tem a pretensão de ser um espaço democrático destinado à publicação de textos, informações, artigos científicos, divulgação de eventos e comentários a respeito dos campos da Educação do Campo de Senhor do Bonfim e região, com ênfase aos estudos e conhecimentos pedagógicos locais. O blog é coordenado pelo Prof. José Carlos R.Feitosa (reisfeitosa@hotmail.com), a partir do exercício de sua função como educador e estudioso do fazer pedagógico. Sejam bem vindos!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA 2013
SENHOR DO BONFIM
04 a 08 de março 2013

TEMA: Valorizando o ser em prol de uma educação humanizada e sustentável


A educação pública vem sendo há algum tempo vitimada de posturas em que muito se valoriza apenas o exercício da cidadania, e nessa valorização constatamos apenas o desejo de um exercício curricular conteudista e pouco pragmático, deixando de lado a valorização do ser e do espaço de convivência deste.
            Entendemos que os fins que emergem a educação  devem estar firmados em sólidos princípios de formação do ser humano. Nosso objetivo geral é a proposta de uma educação que será desenvolvida neste ano letivo e consequentemente para os anos vindouros, pautada em uma postura que preze pelas pessoas, que permita  assim seu desenvolvimento de forma global, ou seja uma formação não só acadêmica, mas uma formação que permita  seu desenvolvimento omnilateral ou seja, segundo Frigotto, uma formação que busca levar em conta todas as dimensões que constituem a especificidade do ser humano e as condições objetivas e subjetivas reais para seu pleno desenvolvimento histórico.
            Incorporando ao processo de humanização buscaremos dar um enfoque a proposta do Governo Municipal de desenvolvermos uma didática baseada nos princípios da sustentabilidade, visto que também é um tema que permite o desenvolvimento omnilateral.
            Sendo assim o processo de humanização na educação, permitirá esse desenvolvimento onde acreditamos ser suficiente para melhorarmos os índices de desenvolvimento de nossa educação municipal e projetar um salto qualitativo na sociedade como um todo.
            A Educação do Campo que preza por essa educação de valorização do ser, vem já ha algum tempo focando uma pratica pedágogica que dignifique o homem do campo e favoreça um conhecimento que transforme sua vida. "Propomos um projeto de vida" afirma José Carlos, coordenador de Educação do Campo.
            Para tanto no momento do trabalho já com os profissionais dessa modalidade preparamos a seguinte pauta:
 
APRESENTAÇÃO  DO TEMA DA JORNADA
PDDE - CAMPO
PRONACAMPO
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PARA ESCOLA DA TERRA/EDUCAÇÃO DO CAMPO
APRESENTAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO - PNLD CAMPO


O encontro ocorreu dia 26 de março e participaram professores, diretores e coordenadores, na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim.
           Iniciou-se com uma encenação teatral apresentada pelos proprios coordenadores da Educação do Campo. Foi muito bom vivenciar em ato a necessidade de uma melhor educação para os povos do campo.


 

 
 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário