Este blog tem a pretensão de ser um espaço democrático destinado à publicação de textos, informações, artigos científicos, divulgação de eventos e comentários a respeito dos campos da Educação do Campo de Senhor do Bonfim e região, com ênfase aos estudos e conhecimentos pedagógicos locais. O blog é coordenado pelo Prof. José Carlos R.Feitosa (reisfeitosa@hotmail.com), a partir do exercício de sua função como educador e estudioso do fazer pedagógico. Sejam bem vindos!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

 
FESTA PARA OS PROFESSORES DO CAMPO
 
2011
O DIA DO PROFESSOR

O dia do professor – 15 de outubro é uma homenagem à instituição da Lei Geral relativa ao Ensino Elementar no Brasil. Por decreto imperial, de 15 de outubro de 1827 foi instituída a primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar, outorgado por Dom Pedro I.
A coordenação da Educação do Campo, na pessoa de José Carlos Reis Feitosa, preparou para homenagear aqueles que fazem a  Educação do Campo neste municipio de Senhor do Bonfim um dia de festividades. Uma deliciosa lasanha foi servida no espaço conhecido como Semequinha.
Houve muitas dinâmicas e brincadeiras, com o objetivo de integração, socialização e lazer aos professores.
Tambem proporcionamos aos profesores um passeio ate a cidade de Campo Formoso, onde fomos conhecer o trabalho da Educação do campo neste município, visitando uma escola onde acontece a proposta metodologica da escola Ativa. Assim nossos educadores puderam ter um ótimo exemplo de como é possivel fazer a diferença quando desejamos uma Educação do Campo com qualidade.
Foi um ótimo presente a todos !
 
    "A alma de qualquer instituição de ensino é o professor. Por mais que se invista na equipagem das escolas, em laboratórios, bibliotecas, anfiteatros, quadras esportivas, piscinas, campos de futebol - sem negar a importância de todo esse instrumental -, tudo isso não se configura mais do que aspectos materiais se comparados ao papel e à importância do professor." 
  (GABRIEL CHALITA)
 
 
 
 
 
 
2012
O DIA DO PROFESSOR

 
Para o ano de 2012 nossa festa foi na residência do coordenador José Carlos. Uma deliciosa feijoada foi servida, juntamente com  um  caldo maravilhoso.
Todas as homenagens a essa equipe de professores que muito se empenham para fazer a Educação do Campo local.
Um dia descontraido e de muito bate-papo e risos. OBRIGADO A TODOS QUE COMPARECERAM !
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem "águias" e não apenas "galinhas". Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

 
 
Parabéns a todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário