Educação do Campo em Senhor do Bonfim amplia temática da IV Jornada Pedagógica
02 e 03 de fevereiro 2012
Sob o tema: Desafios e Entraves na Educação: A construção de uma Educação Municipal de
Qualidade em Senhor do Bonfim, a EDUCAÇÃO DO CAMPO local, plenejou para
reflexão com os professores das classes multisseriadas os seguintes tópicos:
DESAFIOS E ENTRAVES:
A) Exclusão: 97% das crianças brasileiras de 7 a 14
anos estão na escola. Os 3% que estão forda escola correspondem a 1,5
milhão de crianças
B)
Evasão e retenção:
C)
Baixo nível de aprendizagem:
D)
Poucos recursos: O Brasil investe 4,3% do PIB em Educação.O ideal seria 7%
E)
Educação Infantil: Só 11,7% das crianças até 3 anos estão na creche 68,4% das crianças de
4 a 6 anos frequentam a pré-escola
F)
Infra-estrutura
:
Das 162 mil escolas do
Brasil, 25 mil não têm luz elétrica, 129 mil não têm acesso à
internet, 40 mil não têm biblioteca, 10 mil não têm Banheiro, * Em escolas de Ensino
Fundamental (fonte: INEP/MEC)
G) Perfil dos professores:
Bolívia - Idade média: 37,8 -
Anos de Estudo: 14,2
Brasil - Idade média: 26,4 -
Anos de Estudo: 11,4
Chile - Idade média: 41,3 -
Anos de Estudo: 15,9
Colômbia - Idade média: 38 -
Anos de Estudo: 13,7
Costa Rica - Idade média: 37,7 -
Anos de Estudo: 14,8
Equador - Idade média: 39,2 - Anos de Estudo: 15,2
El Salvador - Idade média: 37,5 - Anos de Estudo: 13,8
Honduras - Idade média: 37,6 - Anos de Estudo: 12,7
H) Custo aluno:
Brasil - US$ 842 Argentina - US$ 1241
Chile - US$ 2110 USA - US$ 8049
* No Ensino Fundamental, por
ano, em dólares por paridade do poder de compra
I) Remuneração do Professor:
ALÉM DA DISCUSSÃO DOS DESAFIOS E ENTRAVES APRESENTAMOS
OS TEMAS ABAIXO:
A) A PRÁTICA
PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
B) CARACTERISTICAS
DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
C) ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NA ESCOLA ATIVA
Foi muito produtiva a Jornada e mais uma
vez a Educação do Campo de Senhor do
Bonfim soube explorar a temática de forma condizente e critica, pois se
verificou que nas palestras da Jornada os palestrantes fugiram totalmente do
tema, seja por achar um tema polemico, seja por não ter tido a oportunidade de
falar em virtude de tantos discursos.
AQUI A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO COM AS CLASSES MULTISSERIADAS -
PROGRAMA ESCOLA ATIVA - 02 E 03 DE FEVEREIRO DE 2012 DIA 02/02 – QUINTA FEIRA: |
MANHÃ
1º) Momento:
BOAS VINDAS AO NOVO ANO LETIVO (J.Carlos e Karla Andrea)
2º) Momento:
MENSAGEM DE BOAS VINDAS: Oração Para o Ano Letivo de 2012 3º) Momento: APRESENTAÇAO DOS NOVATOS
4º) Momento: DINÂMICA: CORRIDA DE BARCO
MUSICA ESCOLA ATIVA
5º) Momento: LEITURA DO MEMORIAL 2011
6º) Momento: APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PARA 2012
7ºMomento: TEMA DA JORNADA 2012 – DESAFIOS E ENTRAVES NA EDUCAÇAO PUBLICA BRASILEIRA
8º Momento: PALESTRA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
TARDE
1º) Momento:
DINAMICA INICIAL: ADJETIVOS PESSOAIS
2º) Momento:
PALESTRA CARACTERISTICAS DA PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICADIA 03/02 – SEXTA FEIRA:
MANHÃ
1º) Momento:
DINAMICA INICIAL: CONTINUE MINHA HISTORIA
2º ) Momento:
PALESTRA: ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NA ESCOLA ATIVA3º) Momento: ATIVIDADES EM GRUPO
4º) Momento: ESCLARECEMNTOS E DUVIDAS SOBRE O PROGRAMA
Agradecemos a todos pela participação !
Nenhum comentário:
Postar um comentário