Este blog tem a pretensão de ser um espaço democrático destinado à publicação de textos, informações, artigos científicos, divulgação de eventos e comentários a respeito dos campos da Educação do Campo de Senhor do Bonfim e região, com ênfase aos estudos e conhecimentos pedagógicos locais. O blog é coordenado pelo Prof. José Carlos R.Feitosa (reisfeitosa@hotmail.com), a partir do exercício de sua função como educador e estudioso do fazer pedagógico. Sejam bem vindos!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Educação do Campo em Senhor do Bonfim amplia temática da IV Jornada Pedagógica
02 e 03 de fevereiro 2012 
           Sob o tema: Desafios e Entraves na Educação:  A construção de uma Educação Municipal de Qualidade em Senhor do Bonfim, a EDUCAÇÃO DO CAMPO local, plenejou para reflexão com os professores das classes multisseriadas os seguintes tópicos:
 DESAFIOS E ENTRAVES:


A) Exclusão: 97% das crianças brasileiras de 7 a 14  anos estão na escola. Os 3% que estão forda escola correspondem a 1,5 milhão de crianças
B) Evasão e retenção:
C) Baixo nível de aprendizagem:
D) Poucos recursos: O Brasil investe 4,3% do PIB em Educação.O ideal seria 7%
E) Educação Infantil: Só 11,7% das crianças até 3 anos estão na creche 68,4% das crianças de 4 a 6 anos frequentam a pré-escola
F) Infra-estrutura :
Das 162 mil escolas do Brasil, 25 mil não têm luz elétrica, 129 mil não têm acesso à internet, 40 mil não têm biblioteca, 10 mil não têm Banheiro, * Em escolas de Ensino Fundamental (fonte: INEP/MEC)
G) Perfil dos professores:
Bolívia  Idade média:     37,8   -     Anos de Estudo: 14,2     
Brasil -  Idade média:     26,4     -     Anos de Estudo: 11,4     
Chile -  Idade média:     41,3      -     Anos de Estudo: 15,9     
Colômbia - Idade média:   38    -    Anos de Estudo: 13,7     
Costa Rica - Idade média: 37,7  -     Anos de Estudo: 14,8     
Equador  - Idade média: 39,2     -    Anos de Estudo: 15,2     
El Salvador - Idade média: 37,5  -    Anos de Estudo: 13,8     
Honduras - Idade média: 37,6    -    Anos de Estudo: 12,7     
H) Custo aluno:
Brasil - US$ 842                                             Argentina - US$ 1241
Chile - US$ 2110                                            USA - US$ 8049
* No Ensino Fundamental, por ano, em dólares por paridade do poder de compra
I) Remuneração do Professor:
ALÉM DA DISCUSSÃO DOS DESAFIOS E ENTRAVES APRESENTAMOS OS TEMAS ABAIXO:
A) A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
B) CARACTERISTICAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
C) ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NA ESCOLA ATIVA
Foi muito produtiva a Jornada e mais uma vez  a Educação do Campo de Senhor do Bonfim soube explorar a temática de forma condizente e critica, pois se verificou que nas palestras da Jornada os palestrantes fugiram totalmente do tema, seja por achar um tema polemico, seja por não ter tido a oportunidade de falar em virtude de tantos discursos.

AQUI A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO COM AS CLASSES MULTISSERIADAS -

PROGRAMA ESCOLA ATIVA - 02 E 03 DE FEVEREIRO DE 2012
DIA 02/02 – QUINTA FEIRA:
MANHÃ

1º) Momento: BOAS VINDAS AO NOVO ANO LETIVO (J.Carlos e Karla Andrea)
2º) Momento: MENSAGEM DE BOAS VINDAS: Oração Para o Ano Letivo de 2012
3º) Momento: APRESENTAÇAO DOS NOVATOS
4º) Momento: DINÂMICA:  CORRIDA DE BARCO
                                                 MUSICA ESCOLA ATIVA
5º) Momento: LEITURA DO MEMORIAL 2011
6º) Momento: APRESENTAÇÃO DO PLANO  DE  AÇÃO PARA 2012
7ºMomento:  TEMA DA JORNADA 2012 – DESAFIOS E ENTRAVES NA EDUCAÇAO PUBLICA BRASILEIRA
8º Momento: PALESTRA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

TARDE

1º) Momento: DINAMICA INICIAL: ADJETIVOS PESSOAIS
2º) Momento: PALESTRA CARACTERISTICAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DIA 03/02  – SEXTA FEIRA:

MANHÃ

1º) Momento: DINAMICA INICIAL: CONTINUE MINHA HISTORIA
2º ) Momento: PALESTRA:  ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NA ESCOLA ATIVA
3º) Momento: ATIVIDADES EM GRUPO
4º) Momento: ESCLARECEMNTOS E DUVIDAS SOBRE O PROGRAMA

Agradecemos a todos pela participação !

Nenhum comentário:

Postar um comentário