FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM 2011
Módulo I
Pauta-21.10.10
Temática: A concepção de
ensino aprendizagem e os elementos estruturantes do Programa Escola Ativa.
Manhã: Ø Acolhida e fala de abertura pela Secte ;
Ø Vídeo: O desabafo do Jeca
Ø Palestra1: Classes multisseriadas, realidade no campo.
Ø Palestra 2: Educação do Campo: Conquistas e desafios
Ø Palestra 3: Situação atual do Programa Escola Ativa
Tarde:
Ø
Dinâmica Inicial: Confecção de crachás
“Fazendo compras”Ø Elaboração do cartaz dos combinados;
Ø Formação dos Grupos de Trabalho: definir nome, lema, símbolo e música,(identificação através de cartaz);
Ø Slides sobre Metodologia
Ø Estudo Dirigido do módulo II da Unidade 1 e módulo I e II da Unidade 2 do caderno de orientações pedagógicas;
Ø Avaliação do dia;
Pauta-22.10.10
Manhã:
Ø
Relaxamento
e exercício para um bom diaØ Socialização dos GTS: Mesa Redonda;
Ø Exposição dialogada: considerações finais do formador;
Ø Slides –Gestão Democrática;
Ø Confecção dos instrumentos do Colegiado Estudantil – destacando a finalidade de cada um
Grupo 1 – Livro Ata do Colegiado Estudantil e Cartaz de Combinados;
Grupo 2 – Ficha de Controle da Presença;
Grupo 3 – Caixa de Sugestão;
Grupo 4 – Caixa de Compromisso e Caderno de Auto-Avaliação do Educando.
Grupo 5 – Elaboração do roteiro da implantação do colegiado estudantil
Tarde:
- Cada grupo deverá confeccionar os instrumentos e apresentá-los em plenária destacando:
- A função social;
- A função pedagógica
O processo de organização e implantação do Colegiado Estudantil com registro no Livro
1º Passo: A realização da 1ª Reunião Geral para sensibilização e definição dos comitês de trabalho de acordo com os problemas da escola e daqueles que afetam a comunidade,
2º Passo: Reunião dos comitês para definição dos Monitores.
3º Passo: Realização da 2ª Reunião Geral para apresentação dos Monitores
4º Passo: Reunião dos comitês para definição dos planos de ação.
5º Passo: Realização da 3ª Reunião Geral para aprovação dos Planos de Ação.
- Leitura compartilhada do texto Relação Escola-Comunidade do Caderno de Formação (pág. 50 a 53
- Escola e Comunidade- SLIDES);
- Avaliação do dia.
Pauta-23.10.10
Manhã:
Ø
Mensagem
de bom dia – Dinâmica: Um garotinho chamado amor
Apresentar os
instrumentos da Escola-Comunidade destacando as possibilidades de aplicação
para o desenvolvimento de ações concretas junto à comunidade em slides.
– Croqui;
– Monografia da Comunidade;
– Ficha Familiar;
– Calendário de Produção.
TEMÁTICA: Os Cantinhos de Aprendizagem como
espaços interdisciplinares de pesquisa.
Ø
Exposição
dialogada com utilização de slides sobre os Cantinhos de Aprendizagem;
Consultar o texto
Cantinhos de Aprendizagem (pág. 54 A 56) para observar quais os cantinhos que
precisam ser organizados em sala de aula.
Ø
Cada grupo deverá observar cada cantinho na
sala e organizar um cartaz elencando todas outros materiais didáticos e
pedagógicos e produções dos alunos e da comunidade que possam ainda compor cada
cantinho.
TEMÁTICA: Discussão
sobre Avaliação da Aprendizagem
1- Problematização:
Como os multiplicadores compreendem a avaliação em classes multisseriadas e no
PEA?
2- Caracterização de
como a avaliação
está sendo desenvolvida nas
Classes multisseriadas
e no PEA e quais
os instrumentos de avaliação
Utilizados
(Registro da concepção apresentada e dos
instrumentos).
3- Apresentação de
slides: A da avaliação da aprendizagem.
4- Apresentação da
FAP, sua concepção e orientações para sua utilização.
Encerramento das atividades
do dia.Avaliação da formação
Grupo 1 – A escola
conhecida como classe multisseriada (pág. 23 a 27);
Grupo 2 – O Programa Escola Ativa (pág. 27 a 29);
Grupo 3 – Concepção de ensino e aprendizagem do Programa Escola Ativa (pág. 29 a 34);
Grupo 4 – Elementos estruturantes da Metodologia do Programa Escola Ativa (37 a 39);
Grupo 5 – Organização do trabalho pedagógico em turmas multisseriadas que adotam a Escola Ativa (40 a 41)
Grupo 2 – O Programa Escola Ativa (pág. 27 a 29);
Grupo 3 – Concepção de ensino e aprendizagem do Programa Escola Ativa (pág. 29 a 34);
Grupo 4 – Elementos estruturantes da Metodologia do Programa Escola Ativa (37 a 39);
Grupo 5 – Organização do trabalho pedagógico em turmas multisseriadas que adotam a Escola Ativa (40 a 41)
Nenhum comentário:
Postar um comentário