Este blog tem a pretensão de ser um espaço democrático destinado à publicação de textos, informações, artigos científicos, divulgação de eventos e comentários a respeito dos campos da Educação do Campo de Senhor do Bonfim e região, com ênfase aos estudos e conhecimentos pedagógicos locais. O blog é coordenado pelo Prof. José Carlos R.Feitosa (reisfeitosa@hotmail.com), a partir do exercício de sua função como educador e estudioso do fazer pedagógico. Sejam bem vindos!

domingo, 1 de setembro de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM 2011
 
 Módulo I


 

Pauta-21.10.10

Temática: A concepção de ensino aprendizagem e os elementos estruturantes do Programa Escola Ativa.
   Manhã:
Ø   Acolhida e fala de abertura pela Secte ;
Ø  Vídeo:  O desabafo do Jeca
Ø  Palestra1: Classes multisseriadas, realidade no campo.
Ø  Palestra 2: Educação do Campo: Conquistas e desafios
Ø  Palestra 3: Situação atual do Programa Escola Ativa

   Tarde:
Ø  Dinâmica Inicial: Confecção de crachás  “Fazendo compras”
Ø  Elaboração do cartaz dos combinados;
Ø   Formação dos Grupos de Trabalho: definir nome, lema, símbolo e música,(identificação através de cartaz);
Ø  Slides sobre Metodologia
Ø  Estudo Dirigido do módulo II da Unidade 1 e módulo I e II da Unidade 2 do caderno de orientações pedagógicas;
Ø  Avaliação do dia;
Pauta-22.10.10

Manhã:
Ø  Relaxamento e exercício para um bom dia
Ø  Socialização dos GTS: Mesa Redonda;
Ø   Exposição dialogada: considerações finais do formador;
Ø   Slides –Gestão Democrática;
Ø  Confecção dos instrumentos do Colegiado Estudantil – destacando a finalidade de cada um
Grupo 1 – Livro Ata do Colegiado Estudantil e Cartaz de Combinados;
Grupo 2 – Ficha de Controle da Presença;
Grupo 3 – Caixa de Sugestão;
Grupo 4 – Caixa de Compromisso e Caderno de Auto-Avaliação do Educando.
Grupo 5 – Elaboração do roteiro da implantação do colegiado estudantil
Tarde:
- Cada grupo deverá confeccionar os instrumentos e apresentá-los em plenária destacando:

  1.  A função social;
  2. A função pedagógica 
- Implantação do Colegiado Estudantil
 O processo de organização e implantação do Colegiado Estudantil com registro no Livro
1º Passo: A realização da 1ª Reunião Geral para sensibilização e definição dos comitês de trabalho de acordo com os problemas da escola e daqueles que afetam a comunidade,
2º Passo: Reunião dos comitês  para definição dos Monitores.
3º Passo: Realização da 2ª Reunião Geral para apresentação dos Monitores
4º Passo: Reunião dos comitês  para definição dos planos de ação.
5º Passo: Realização da 3ª Reunião Geral para aprovação dos Planos de Ação.
- Leitura compartilhada do texto Relação Escola-Comunidade do Caderno de Formação (pág. 50 a 53
- Escola e Comunidade-  SLIDES);
- Avaliação do dia.

Pauta-23.10.10
Manhã:
Ø  Mensagem de bom dia – Dinâmica: Um garotinho chamado amor
Apresentar os instrumentos da Escola-Comunidade destacando as possibilidades de aplicação para o desenvolvimento de ações concretas junto à comunidade em slides.
  Croqui;
  Monografia da Comunidade;
  Ficha Familiar;
  Calendário de Produção.
 TEMÁTICA: Os Cantinhos de Aprendizagem como espaços interdisciplinares de pesquisa.
Ø  Exposição dialogada com utilização de slides sobre os Cantinhos de Aprendizagem;
Consultar o texto Cantinhos de Aprendizagem (pág. 54 A 56) para observar quais os cantinhos que precisam ser organizados em sala de aula.
Ø   Cada grupo deverá observar cada cantinho na sala e organizar um cartaz elencando todas outros materiais didáticos e pedagógicos e produções dos alunos e da comunidade que possam ainda compor cada cantinho.
TEMÁTICA: Discussão sobre Avaliação da Aprendizagem
1- Problematização: Como os multiplicadores compreendem a avaliação em classes multisseriadas e no PEA?
2- Caracterização  de  como  a  avaliação  está sendo  desenvolvida  nas
Classes multisseriadas e no  PEA e  quais  os  instrumentos de  avaliação
Utilizados (Registro  da concepção apresentada e dos instrumentos).
3- Apresentação de slides: A  da avaliação da aprendizagem.
4- Apresentação da FAP, sua concepção e orientações para sua utilização.
Encerramento das atividades  do dia.Avaliação da formação
Grupo 1 – A escola conhecida como classe multisseriada (pág. 23 a 27);
Grupo 2   – O Programa Escola Ativa (pág. 27 a 29);
Grupo 3 – Concepção de ensino e aprendizagem do    Programa     Escola Ativa (pág. 29 a 34);
 Grupo 4 – Elementos estruturantes da Metodologia do Programa Escola Ativa (37 a 39);
Grupo 5 – Organização do trabalho pedagógico em turmas multisseriadas que adotam a Escola Ativa (40 a 41)

Nenhum comentário:

Postar um comentário