II
Jornada Educativa da Escola Municipal Cândido Felix
Martins
Tema:
Senhor do Bonfim, fevereiro
de 2010
LOCAL: EMCFM
PÚBLICO ALVO: Funcionários, alunos , professores, pais
PERÍODO: 04 à 05 de março de 2010
1. Justificativas:
Em 2009, nossa escola começou a repensar
sua prática educativa motivada por uma nova forma de gestão onde a coletividade
se fez presente. Foi um ano de vitorias, más vitórias que não se efetivaram na íntegra,
pois o tempo para os resultados na educação não é imediato. Como educadores, passamos
a ter um novo olhar sobre a educação na comunidade, um novo olhar para nossos
alunos e também sobre a forma de convivermos.
Administrar a Escola Municipal Cândido
Félix Martins, com a participação coletiva de toda comunidade escolar é um
desafio. Tivemos bons resultados, más, ainda precisamos de uma ampliação e conseqüentemente
de aprimoramentos.
Nossa
escola mudou em alguns aspectos sim, citamos:
*
Uso de um fardamento escolar onde favoreceu o controle da entrada de
estranhos no espaço escolar, o uso de roupas indiscretas e inapropriadas,
trazendo harmonia e beleza para o ambiente;
*
Melhoria no comportamento
escolar, ou seja a violência diminuiu consideravelmente na escola;
A freqüência teve um maior controle, muitos alunos passaram a permanecer mais na escola, cumprindo o
horário integral das atividades;
* O espaço de trabalho foi melhor distribuído,
principalmente com a divisão do setor administrativo com o espaço para os
professores e secretaria;
*
Registro dos casos de indisciplina escolar pela direção para melhor ter
um parecer sobre a indisciplina escolar;
*
Maior registro dos eventos realizados pela escola, favorecendo nosso
arquivo de memórias;
*
Maior participação dos pais em reuniões escolares, sem a necessidade de
estar promovendo sorteios para que estes estivessem na escola; etc
Ainda
não chegamos ao ideal, entretanto estamos mais motivados para dar continuidade
ao que já foi iniciado, necessitamos porem da participação efetiva de todos os
envolvidos.
Nossa gestão buscou um novo olhar sobre a
educação, partindo do envolvimento do alunado, dos funcionários e da
participação da família onde as tomadas de decisões foram melhor socializadas
com toda esfera educativa. Acreditamos que conseguimos muitas coisas...
Para o ano de 2010 estaremos tentando não
somente dar continuidade aos trabalhos, más sobre tudo, incorporar ações que
venham nos fazer melhores no que fizemos e conquistar o que ainda sonhamos.
Daí a
necessidade de executarmos nossa II Jornada Educativa, momento de reflexão,
avaliação e construção de atitudes que permearão nossa prática, nosso Projeto
Político Pedagógico de 2010 e nosso comportamento enquanto educadores que estão
ativos, vivos e sempre capazes.
Assim pensamos em 2009, resgatando os
valores da escola, com o tema Uma Escola Viva e Capaz, chegamos muito longe e
acreditamos que com o desenvolvimento de nossos projetos para 2010 daremos um
salto muito significativo para nossa escola e porque não para nossa comunidade.
O tema proposto surge da observação que
fizemos sobre as varias concepções de educação que permeiam o ambiente escolar,
pois convivendo juntos funcionários, professores, alunos e comunidade, chegamos
a nítida realidade que muitas vezes não nos entendemos, ou seja, não possuímos
a mesma filosofia que embasa os reais objetivos da escola.
Nossa escola possui uma ótima equipe,
que isso fique bem claro, mas não é, nem nunca será a ideal, pois nunca seremos
a excelência, partindo do pressuposto de que sempre estamos aprendendo a sermos
melhores.
Em alguns momentos observamos
professores com atitudes que não condizem com os objetivos da escola,
funcionários que não se comprometem com suas obrigações, alunos que não
compreendem ainda a importância de seus estudos e famílias totalmente distantes
da escola.
O que mais nos chamou a nossa atenção foi
justamente a parceria família e escola, tivemos vários casos em que os pais iam
ate a escola com idéias totalmente distorcidas sobre o que realmente prega a
escola. Em suas falas estava claro que a escola falava uma língua e eles outra,
ou seja, como propor uma parceria onde a família esteja presente e realmente
confiem seus filhos em determinada escola se não se entende qual verdadeiro
objetivo.
Como também fazer um professor ser
comprometido com sua profissão? Um vigilante, ou um serviços gerais compreender
que todas suas atitudes devem permear por atitudes que exemplifique atitudes
educativas? Afinal nesse ambiente somos todos educadores? E como trabalhar com
a questão de que a equipe ensina e testemunha uma educação que em casa é
desconstruída?
Não são apenas questões, são desafios...
Entendemos que ninguém é igual a ninguém,
nem deve. Entretanto nos deparamos com a questão de que, ate quando minhas atitudes
diferenciadas me distanciam da homogeneidade, do coletivo comum, ate quando
minha atitude esta sendo de ajudar ou de atrapalhar?
Nossa escola almeja a formação de
individuas críticos, humanos e acreditamos que é no exemplo família que
poderemos atingir esses objetivos.
Como falar a mesma língua, ser entendido
e ser respeitado?
Quando exercemos atitudes
referentes a sentimento de amor, de solidariedade, de dedicação, vem logo o
exemplo família. Por isso que pensamos que dessa forma poderemos melhor ainda
mais nossas ações no espaço escolar.
Surge ai nosso tema gerador para os
trabalhos e 2010. “ Maravilha é minha família !”
Ser compreendido, respeitado e motivado,
esses são nossos princípios, se realmente desejamos uma Escola Viva e Capaz e no
exemplo e no clima de família e pensamos conseguir.
Mas realmente qual o significado de família?
A família
é unidade básica da sociedade formada por indivíduos
com ancestrais
em comum ou ligados por laços afetivos. Pode ser
tambmem a representação de um grupo
social primário que influencia e é influenciado por outras
pessoas e instituições. Portanto somos motivadores, somos exemplos.
O
fato de sermos influenciados e de influenciarmos os outros nos faz responsáveis
pelo futuro de nossos alunos,
A essa influencia chamo de
motivação, conceituando teremos: Motivação
(do Latim movere, mover) designa a condição do organismo que influencia a direção
(orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso
interno que leva à ação. Assim
a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se
comporta da maneira como ele o faz?" (Rudolph, 2003).
Somos uma família, em vários sentidos
porque convivemos juntos: alunos, professores, funcionários, pais...e para isso
através da motivação,da valorização e do diálogo entre nossas famílias nos
comprometemos a vivenciar mais as relações na escola e acreditamos que assim os
objetivos educacionais serão atingidos, pois a família de alunos, de
professores, de funcionários, de pais e da comunidade Alto da Maravilha é uma
Maravilha!
Nossa Jornada
Educativa acontecerá de 04 a
05 de março de 2010.
A todos um ótima
Jornada !
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