Este blog tem a pretensão de ser um espaço democrático destinado à publicação de textos, informações, artigos científicos, divulgação de eventos e comentários a respeito dos campos da Educação do Campo de Senhor do Bonfim e região, com ênfase aos estudos e conhecimentos pedagógicos locais. O blog é coordenado pelo Prof. José Carlos R.Feitosa (reisfeitosa@hotmail.com), a partir do exercício de sua função como educador e estudioso do fazer pedagógico. Sejam bem vindos!

sábado, 31 de agosto de 2013


II Jornada Educativa da Escola Municipal Cândido Felix Martins

Tema:
 

Senhor do Bonfim, fevereiro de 2010
 
LOCAL: EMCFM
PÚBLICO ALVO:  Funcionários, alunos , professores, pais 
PERÍODO:  04 à 05 de março de 2010
1. Justificativas:
       Em 2009, nossa escola começou a repensar sua prática educativa motivada por uma nova forma de gestão onde a coletividade se fez presente. Foi um ano de vitorias, más vitórias que não se efetivaram na íntegra, pois o tempo para os resultados na educação não é imediato. Como educadores, passamos a ter um novo olhar sobre a educação na comunidade, um novo olhar para nossos alunos e também sobre a forma de convivermos.
       Administrar a Escola Municipal Cândido Félix Martins, com a participação coletiva de toda comunidade escolar é um desafio. Tivemos bons resultados, más, ainda precisamos de uma ampliação e conseqüentemente  de aprimoramentos.
        Nossa escola mudou em alguns aspectos sim, citamos:
*  Uso de um fardamento escolar onde favoreceu o controle da entrada de estranhos no espaço escolar, o uso de roupas indiscretas e inapropriadas, trazendo harmonia e beleza para o ambiente;
*   Melhoria no comportamento escolar, ou seja a violência diminuiu consideravelmente na escola;
  A freqüência teve um maior controle, muitos alunos passaram a  permanecer mais na escola, cumprindo o horário integral das atividades;
*  O espaço de trabalho foi melhor distribuído, principalmente com a divisão do setor administrativo com o espaço para os professores e secretaria;
*  Registro dos casos de indisciplina escolar pela direção para melhor ter um parecer sobre a indisciplina escolar;
*  Maior registro dos eventos realizados pela escola, favorecendo nosso arquivo de memórias;
*  Maior participação dos pais em reuniões escolares, sem a necessidade de estar promovendo sorteios para que estes estivessem na escola; etc
        Ainda não chegamos ao ideal, entretanto estamos mais motivados para dar continuidade ao que já foi iniciado, necessitamos porem da participação efetiva de todos os envolvidos.
        Nossa gestão buscou um novo olhar sobre a educação, partindo do envolvimento do alunado, dos funcionários e da participação da família onde as tomadas de decisões foram melhor socializadas com toda esfera educativa. Acreditamos que conseguimos muitas coisas...
        Para o ano de 2010 estaremos tentando não somente dar continuidade aos trabalhos, más sobre tudo, incorporar ações que venham nos fazer melhores no que fizemos e conquistar o que ainda sonhamos.
        Daí a necessidade de executarmos nossa II Jornada Educativa, momento de reflexão, avaliação e construção de atitudes que permearão nossa prática, nosso Projeto Político Pedagógico de 2010 e nosso comportamento enquanto educadores que estão ativos, vivos e sempre capazes.
        Assim pensamos em 2009, resgatando os valores da escola, com o tema Uma Escola Viva e Capaz, chegamos muito longe e acreditamos que com o desenvolvimento de nossos projetos para 2010 daremos um salto muito significativo para nossa escola e porque não para nossa comunidade.
       O tema proposto surge da observação que fizemos sobre as varias concepções de educação que permeiam o ambiente escolar, pois convivendo juntos funcionários, professores, alunos e comunidade, chegamos a nítida realidade que muitas vezes não nos entendemos, ou seja, não possuímos a mesma filosofia que embasa os reais objetivos da escola.
       Nossa escola possui uma ótima equipe, que isso fique bem claro, mas não é, nem nunca será a ideal, pois nunca seremos a excelência, partindo do pressuposto de que sempre estamos aprendendo a sermos melhores.
       Em alguns momentos observamos professores com atitudes que não condizem com os objetivos da escola, funcionários que não se comprometem com suas obrigações, alunos que não compreendem ainda a importância de seus estudos e famílias totalmente distantes da escola.
      O que mais nos chamou a nossa atenção foi justamente a parceria família e escola, tivemos vários casos em que os pais iam ate a escola com idéias totalmente distorcidas sobre o que realmente prega a escola. Em suas falas estava claro que a escola falava uma língua e eles outra, ou seja, como propor uma parceria onde a família esteja presente e realmente confiem seus filhos em determinada escola se não se entende qual verdadeiro objetivo.
      Como também fazer um professor ser comprometido com sua profissão? Um vigilante, ou um serviços gerais compreender que todas suas atitudes devem permear por atitudes que exemplifique atitudes educativas? Afinal nesse ambiente somos todos educadores? E como trabalhar com a questão de que a equipe ensina e testemunha uma educação que em casa é desconstruída?
     Não são apenas questões, são desafios...
     Entendemos que ninguém é igual a ninguém, nem deve. Entretanto nos deparamos com a questão de que, ate quando minhas atitudes diferenciadas me distanciam da homogeneidade, do coletivo comum, ate quando minha atitude esta sendo de ajudar ou de atrapalhar?
      Nossa escola almeja a formação de individuas críticos, humanos e acreditamos que é no exemplo família que poderemos atingir esses objetivos.
      Como falar a mesma língua, ser entendido e ser respeitado?
Quando exercemos atitudes referentes a sentimento de amor, de solidariedade, de dedicação, vem logo o exemplo família. Por isso que pensamos que dessa forma poderemos melhor ainda mais nossas ações no espaço escolar.
      Surge ai nosso tema gerador para os trabalhos e 2010. “ Maravilha é minha família !”
      Ser compreendido, respeitado e motivado, esses são nossos princípios, se realmente desejamos uma Escola Viva e Capaz e no exemplo e no clima de família e pensamos conseguir.
      Mas realmente qual o significado de família?
      A família é unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos. Pode ser tambmem a representação de  um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. Portanto somos motivadores, somos exemplos.
      O fato de sermos influenciados e de influenciarmos os outros nos faz responsáveis pelo futuro de nossos alunos,
      A essa influencia chamo de motivação, conceituando teremos: Motivação (do Latim movere, mover) designa a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?" (Rudolph, 2003).
      Somos uma família, em vários sentidos porque convivemos juntos: alunos, professores, funcionários, pais...e para isso através da motivação,da valorização e do diálogo entre nossas famílias nos comprometemos a vivenciar mais as relações na escola e acreditamos que assim os objetivos educacionais serão atingidos, pois a família de alunos, de professores, de funcionários, de pais e da comunidade Alto da Maravilha é uma Maravilha!
      Nossa Jornada Educativa acontecerá de 04 a 05 de março de 2010.
      A todos um ótima Jornada !
 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário