Este blog tem a pretensão de ser um espaço democrático destinado à publicação de textos, informações, artigos científicos, divulgação de eventos e comentários a respeito dos campos da Educação do Campo de Senhor do Bonfim e região, com ênfase aos estudos e conhecimentos pedagógicos locais. O blog é coordenado pelo Prof. José Carlos R.Feitosa (reisfeitosa@hotmail.com), a partir do exercício de sua função como educador e estudioso do fazer pedagógico. Sejam bem vindos!

sábado, 31 de agosto de 2013


Escola Municipal Cândido Félix Martins

Memorial de Gestão

Gestor: José Carlos Reis Feitosa

Período: 2009 a 2010

          Desde 8 de dezembro de 2008 que um grande passo na educação de Senhor do Bonfim foi dado, fazendo cumprir a Lei que institucionaliza a obrigatoriedade da presença de uma gestão democrática nas instituições de  Ensino publico do Brasil, a Escola Municipal Candido Félix juntamente como as demais escolas Municipais de Senhor do Bonfim neste dia elegeram seus gestores, ambos escolhidos pelos alunos, professores, funcionários e comunidade.

         Este processo eleitoral teve como base legal o Artigo 206, IV, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Artigo 3º, VIII, da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

         Na Escola Candido Félix o eleito foi o Professor José Carlos Reis Feitosa, professor da instituição desde o ano de 2000 e que neste sucinto memorial apresentará todas as suas realizações, apontando os avanços e as dificuldades enfrentadas para o exercício de seu mandato.

         Logo no primeiro ano o professor de acordo com seu plano de ação iniciou seus trabalhos destacando as seguintes realizações:

1ª) Criação de um slogan que elevasse a confiança, a caracterização e sobre tudo a auto-estima da escola. Ficou eleito a frase “Escola Cândido Félix Martins, uma escola Viva e Capaz”. A eleições ocorreu através dos responsáveis pelos alunos ainda no período da matricula e por toda comunidade através de enquete postada na comunidade do Orkut da Escola;

2ª) Escolha do Escudo da escola realizado pelo mesmo processo do item anterior;

3ª) Desenvolvimento do Projeto Resgatando Valores que tinha como principal objetivo melhorar a indisciplina da escola e a redução da violência vivenciada na escola;

4ª) Criação da Farda escola;

5ª) Realização da Primeira Jornada Educativa na escola, momento e que a escola parou para avaliar sua missão e seus objetivos e buscar alternativa para o planejamento do ano que se iniciava e também promovendo a integração e a afetividade entre os funcionários da escola;

6ª) Sensibilização para o devido uso do fardamento na escola, sendo uma das tarefas mais difíceis de ser conquistada mas que ao término do mandato 90 % dos alunos estavam usando o fardamento;

7ª)  Criação da Comunidade e Orkut da Escola para melhor socializar os eventos da escola;

8ª) Criação do espaço destinado a Secretaria da escola com a organização de toda documentação escolar;

9ª) Criação do espaço para sala dos professores, pois não havia esse espaço.

10ª) Arrumação dos livros destinados a pesquisa dos alunos;

11ª) Aquisição de ventiladores para professores, secretaria e direção;

12ª)  Registro e acompanhamento dos alunos com problemas de indisciplina na escola, feita através da criação de cadernos de advertências;

13ª) Desenvolvimento do Projeto que comemorou os 40 anos da Escola Cândido Félix Martins;

14ª) Desenvolvimento do Projeto Círculos de Avaliação;

15ª) Incentivo a participação do Programa Pró-info na escola;

16ª) Desenvolvimento das ações do PDE Escola de 2009;

17ª) Compra de mesas para professores todas de chapa de aço para uma maior durabilidade na escola, uma vez que as ultimas de madeira só duraram três meses;

18ª) Criação do grupo de Hip Rop da escola e participação em vários eventos promovidos pela Semec;

19ª) Festejo dos aniversariantes da escola por semestre. Momento de integração, entrosamento e lazer para os funcionários;

          Para o ano seguinte, o gestor continuou com todas as ações desenvolvidas em 2009 e algumas outras foram acrescentadas:

1ª) Informatização de todas as dependências da escola;

2ª) Distribuição do sinal de internet por todas as dependências da escola;

3ª) Aquisição de quadros brancos para todas as salas de aula;

4ª) Criação de Transferências digitalizadas para os alunos;

5ª) Desenvolvimento da maioria das ações do PDE Escola de 2010;

6ª) Participação nos festejos do aniversário da cidade e 7 de setembro, com desfile cívico. (Neste ultimo foi  a única escola municipal a participar);

7ª) Realização da II Jornada Educativa com o Tema “Maravilha é Minha Família”;

8ª) Participação e envolvimento na reforma da escola com sugestões e providencias necessárias ao andamento da obra; etc

          Pelo elencado acima, observa-se que foram muitas as ações desenvolvidas ao longo desses dois anos. Acreditamos que tudo que foi realizado foi de grande valia e que se não fosse a colaboração de toda a equipe nada teria sido feito com total êxito. O papel do gestor nada mais é que o de incentivar, motivar e organizar o trabalho. A parceria foi fundamental!

          Contamos com ótimos professores profissionais que mediante os projetos não mediram esforços para que tudo desse certo. E o apoio dos demais funcionários, como a equipe da cantina  e secretaria foi fundamental.

          Entretanto em meio a tantas realizações também foram encontrados alguns obstáculos e que aqui se faz jus também elencar. Todo trabalho humano se depara com possibilidades e com dificuldades, e as dificuldades na gestão de José Carlos foram tidas como obstáculos que deveriam ser enfrentados com a mesma determinação e boa vontade que se tinha para realizar os planos e sonhos.

          Ficaram muitas coisas ainda a ser concluídas, porem o tempo foi curto e rápido, por isso ficará também exposto ao final deste alguns sonhos que as futuras gestões ainda poderão fazer acontecer.

           Administrar uma escola de médio porte, com mais de 500 alunos e quase 40 funcionários, em uma comunidade tida como difícil, exigia um mínimo de formação necessária a função, era preciso também a doação, o envolvimento, o carisma, a simpatia e a cumplicidade. Sem contar com os ranços que ao longo dos 40 anos da escola vinham sendo cultivados.

          Aqui algumas das dificuldades encontradas:

  • Falta de apoio da Secretaria municipal, sobretudo no primeiro ano de gestão. Ficou nitidamente exposta a falta de apoio da secretaria quando a escola realizava seus projetos e nem sempre era bem atendida e apoiada;
  • Alguns funcionários sem um certo compromisso em suas funções, faltava responsabilidade e amor ao que faziam. Tínhamos professores que faltavam constantemente, mesmo com justificativas mas que não deixavam atividades para os alunos, outros que tinham um belíssimo trabalho a ser realizado na comunidade e que lhe garantia um reconhecimento e valorização desta, mas que não ousavam tentar, e exemplo as aulas de informática;
  • Participação de professores em cursos fora da escola a no horário de aulas, dificultando as aulas, pois não tínhamos professores substitutos na escola;
  • Problemas com a reforma da escola que se prolongou e afetou nossos trabalhos, para se ter uma idéia passamos todo o primeiro semestre com apenas um banheiro para todos da escola e tínhamos uma poeira enorme,  alguns professores adoeciam constantemente em virtude dessa reforma;
  • Dificuldade de entendimento sobre a falta de acompanhamento dos pais na escola; uma grande parte dos pais não compareciam a escola para acompanharem seus filhos;
  • Uma das maiores dificuldades encontradas foi também a falta de uma mesma linguagem entre coordenação e direção, sobretudo na postura re inter-relações com os funcionários. Isso dificultou em muito alguns trabalhos. Enquanto o gestor dava uma ordem a coordenação desfazia e em muitos momentos a coordenação atuou como direção sem a devida combinação deste, isso atrapalhava e muito a gestão escolar;
  • A função de coordenação nem sempre ocorreu. Em virtude talvez do envolvimento desta, nas ações de gestão, os projetos e acompanhamentos dos alunos e professores dentro do fazer pedagógico ficou a desejar.
  • Havia muito coleguismo e amizades demasiadamente forte, havendo um grande conflito na tomada de decisão da coordenação, pois misturavam muito as relações;
  • Pra finalizar nos últimos meses a coordenação se juntou a alguns professores com o intuito de tirar a autonomia da direção e promover a campanha da futura gestora da escola. Fazendo os alunos ficarem contra a direção e a escola ficou sem a força do gestor. Pra isso acontecer, houve a conquista dos alunos através de inúmeros passeios promovidos pela coordenação da escola, onde os alunos uma vez motivados para esses passeios, o diretor não pode estar contra estes em virtude de ainda pleitear a candidatura para gestor e também precisar do apoio destes.

          Gostaria de aqui também externar minha indignação sobre as eleições de gestor da escola, como diretor tive a oportunidade de fazer a observância de cada perfil dos profissionais ao qual liderei e em meio a tantas pessoas capacitadas nenhuma desejou  conduzir os trabalhos...Foi uma pena pois a escola e comunidade perdeu. Aqui meu ponto de vista sobre o processo eleitoral que julguei falho.

         Na escola foi conduzido de uma forma desleal e antiética, se é Gestão Democrática porque os pais não puderam votar? Porque que a amizade e a conveniência ficaram acima do desejo de ver a escola melhorar?

         Houve uma união forte e descomprometida com a melhoria da qualidade da educação da comunidade em que a escola esta inserida, a única chapa existente não presenteou proposta para a comunidade, usou-se de apenas as aulas para apresentar propostas que fizeram os alunos se mobilizarem contra o atual gestor que ainda tinha o desejo de concorrer, pois seus planos ainda não estavam concluídos, promessas que não dependiam da gestão para serem executadas e vários passeios foi o que mais aconteceu nesse processo de campanha, coincidência? , as datas desses passeios culminarem com os dias que antecediam a eleição !!!, (são muito bons passeios, festa, alegria e lazer-boa estratégia !). Passeios em que ninguém da outra chapa se sentiu a vontade em participar, pois já existia a intencionalidade  da promoção liderada pela coordenação pedagógica da escola (supra liderança também da campanha eleitoral) e as atitudes de repudio dos alunos( imaturos nesse processo) para com o tratamento aos atuais gestores  que hora tinham a pretensão de concorrem. resultado!  a maioria dos alunos votaram a favor da única chapa, talvez por não tiverem a condição de escolha, isso também com os atuais educadores que estavam na escola. essa parte desse memorial tem a pretensão de apenas ser uma critica ao atual sistema de eleição, onde se por ventura analisarem os princípios éticos e legais que perpassam o tema democracia  e participação verão que não é assim que escola avançará, nossos alunos em uma grande maioria ainda não estão preparados para essa difícil escolha, tirar a oportunidade dos pais de votarem (esses que são os legítimos responsáveis pelas crianças e adolescentes), fere os princípios de democracia, não apresentar a toda comunidade os planos e propostas e confrontá-las com um concorrente é não dar o direito de escolha. Acredito que a comissão organizadora do processo eleitoral deva atuar nas escolas em que há apenas uma chapa, sendo a concorrente, apontando a possibilidade de liberdade do aluno e demais eleitores  do voto em branco ou nulo, assim a secretaria terá como nas suas competências indicar um gestor que julgado capaz possa estar a frente da escola. 

        Finalizo este acrescentando apenas essa fala de Amyr Klink:  "Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer." Traduzindo um pouco do que eu fui nesta instituição onde procurei dentro da razão, com paciência, coragem e força de vontade dar o melhor de mim e também com um agradecimento especial a Deus por todo o sucesso alcançado, pois sem ele nada seria possível e aos colegas que contribuíram com seus apoios e dedicações. Cada um foi importante nesse processo e espero que Nossa Escola que representa uma comunidade tão carente e promissora continue nessa linha de evolução e engrandecimento alcançado neste meu mandato.

          Que a nossa escola continue sendo uma escola VIVA E CAPAZ !

Abraço a todos e boa sorte !

 

José Carlos Reis Feitosa

Gestor 2009 e 2010

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