Este blog tem a pretensão de ser um espaço democrático destinado à publicação de textos, informações, artigos científicos, divulgação de eventos e comentários a respeito dos campos da Educação do Campo de Senhor do Bonfim e região, com ênfase aos estudos e conhecimentos pedagógicos locais. O blog é coordenado pelo Prof. José Carlos R.Feitosa (reisfeitosa@hotmail.com), a partir do exercício de sua função como educador e estudioso do fazer pedagógico. Sejam bem vindos!

sábado, 31 de agosto de 2013

 

SEMINARIO INTERMUNICIPAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO SEMI-ÁRIDO

domingo, 16 de novembro de 2008

O IRPAA- INSTITUTO REGIONAL DA PEQUENA AGROPECUÁRIA APROPRIADA, realizou entre os dias 12 e 14 /11/08 o Seminário Intermunicipal de Educadores e Educadoras do Semi-árido, encontro que reuniu educadores dos Estados da Bahia, Piauí e Pernambuco, com os objetivos de refletir sobre os avanços e desafios da proposta de Educação para a Convivência com o semi-árido, de promover o intercambio de práticas docentes e também discutir sobre as Políticas Públicas de Educação para o Campo e para a Convivência com o Semi-árido.
O Seminário aconteceu na Roça do IRPAA- laboratório de aprendizagens e a programação constou com algumas palestras de pessoas altamente capacitadas para o discurso.
Formadores como: Josemar Martins – Pinzoh, Luciana Nóbrega, Adelson Dias Oliveira, Rosangela Castro e Angelita Nunes.
Alguns municípios apresentaram experiências exitosas que fizeram do Seminário um espaço de socialização e aprimoramento. Experiências como a Horta Orgânica Pedagógica da cidade de Rodela-BA, o Projeto Educar Para Viver da cidade de Rajada-PE,









O Baú de Leitura da cidade de Uauá-BA, Projeto Escola Viva da cidade de Juazeiro-BA.


Ainda fazendo parte da programação foi tratado do tema A Educação de Jovens e Adultos no Contexto do Semi-árido, onde a Palestrante Angelita Nunes de Juazeiro-BA, apresentou o tema com bastante propriedade. Senhor do Bonfim-BA também tratou do tema O Currículo para EJA, com o professor José Carlos Reis Feitosa (construtor desse blog).
Tambem no evento foi feito o lançamento do livro Horta Orgânica Pedagógica no Semi-árido, produzido pelo IRPAA.

Toda equipe de Coordenação do evento está de parabéns, pois merecidamente podemos afirmar que tudo foi dinâmico e prazeroso. Uma iniciativa que todos os municípios deveriam abraçar, pois é em cima das discussões e socializações das experiências vivenciadas por quem de fato faz educação que se consodaliza uma práxis verdadeiramente efetiva.
Parabéns !

2 comentários:

MATTOSdisse...
José Carlos!
Parabéns pela sua iniciativa de socializar o nosso encontro de educadores em uma nova pespectiva no semi-árido. São eventos e trabalhos como estes que dignificam cada vez mais o profissional (professor). Neste encontro, como vc bem colocou, foram trabalhados e discutidos formas de se trabalhar a educação, bem como, trazer o alunado a despertar e vivenciar a realidade, onde foram apresentadas metodologias, que aplicadas, fazem a diferença. Muito obrigado pela sua iniciativa.
Prof. Paulo Mattos - Colégio Municipal Bom Jesus - Juazeiro - Bahia - na minha escola desenvolvemos e trabalhamos a HORTA ORGÂNICA E EDUCATIVA. Abraços
Muito bem lembrado dos nossos palestrantes e animadores. Gente de alto gabarito, conhecimento e acima de tudo profissionalismo.
ivonetedisse...
Oi tudo bem?Espero.Sabe carlos,sinto muita falta dos encontros de professores na fazenda irppa.E tao bom compartilhar experiencias em sala de aula.Principalmente com educadores empenhados na educação.
um grande abraço. Ivonete

Nenhum comentário:

Postar um comentário