Este blog tem a pretensão de ser um espaço democrático destinado à publicação de textos, informações, artigos científicos, divulgação de eventos e comentários a respeito dos campos da Educação do Campo de Senhor do Bonfim e região, com ênfase aos estudos e conhecimentos pedagógicos locais. O blog é coordenado pelo Prof. José Carlos R.Feitosa (reisfeitosa@hotmail.com), a partir do exercício de sua função como educador e estudioso do fazer pedagógico. Sejam bem vindos!

sábado, 31 de agosto de 2013

 

O aluno de um curso presencial e o aluno de um curso a distância

sábado, 15 de novembro de 2008

 

A educação não é feita apenas por alunos. Existe um conjunto de elementos que colaboram para que o ensino e a aprendizagem aconteçam. São elementos inseparáveis e necessários.
Dizer que um aluno pode aprender sozinho eu diria algo impossível, mas que ele pode direcionar sua aprendizagem sozinho isso sim. Então o que seria esse direcionar sua aprendizagem? Em que constitui esse pensamento? Acredito que se não formos senhores de nossos objetivos jamais conseguiremos o que realmente almejamos.
Na Educação, ser senhor dos nossos objetivos é buscar com nossos próprios pés os caminhos para aprender, para construir um aprendizado e (re)formular nossas conjecturas. Isso tem um enfoque mais acentuado quando se fala de educação à distância, pois estar sem contato físico, ter somente o virtual com colegas e professores nos faz sentir um tanto quanto autor de nossa aprendizagem.
O aluno de um curso presencial tem a oportunidade de convívio com o professor que por sua vez é confundido como o centro da aprendizagem, pois se exige desse professor domínio, metodologia e didática para o repassar dos conteúdos, posicionamentos que também aos poucos esta sendo reformulado. Hoje já se busca o professor intermediador ou mediador ( um avanço ).
Por ter esse profissional a sua disposição espera-se muito por ele e o aluno fica na passividade de ser dirigido pela vontade desse profissional.
Já o aluno do curso a distancia é bem diferente. Ele é responsável por sua aprendizagem, deve ser autônomo para dinamizar seu processo de aprendizagem. Exige-se dele autonomia, mas também responsabilidade, ou seja, muita disciplina.
Não é todos que possui o perfil para estudar a distância. É preciso ter consciência de sua responsabilidade e assim ser senhor de sua aprendizagem. Assumindo o papel de colaborador da construção do conhecimentos dos colegas de turma, ser um aluno que analisa criticamente mas que também aceita as críticas dos outros, que cumpre com as datas estipuladas para o envio de atividades, que disponibiliza em seu planejamento tempo suficiente para o exercício de seus estudos e que sobretudo coloque como prioridade a aprendizagem no curso que pretende fazer.
Em fim, na educação à distância o ensino e centrado no aluno ao contrário da educação tradicional onde o ensino e centrado no professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário