Escola Municipal Cândido Félix Martins
Memorial de Gestão
Gestor: José Carlos
Reis Feitosa
Período: 2009 a 2010
Desde 8 de dezembro de 2008 que um
grande passo na educação de Senhor do Bonfim foi dado, fazendo cumprir a Lei
que institucionaliza a obrigatoriedade da presença de uma gestão democrática
nas instituições de Ensino publico do
Brasil, a Escola Municipal Candido Félix juntamente como as demais escolas
Municipais de Senhor do Bonfim neste dia elegeram seus gestores, ambos
escolhidos pelos alunos, professores, funcionários e comunidade.
Este processo eleitoral teve como base
legal o Artigo 206, IV, da Constituição da República Federativa do Brasil de
1988, Artigo 3º, VIII, da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Na Escola Candido Félix o eleito foi o
Professor José Carlos Reis Feitosa,
professor da instituição desde o ano de 2000 e que neste sucinto memorial
apresentará todas as suas realizações, apontando os avanços e as dificuldades
enfrentadas para o exercício de seu mandato.
Logo no primeiro ano o professor de acordo com seu plano de ação iniciou
seus trabalhos destacando as seguintes realizações:
1ª) Criação de um slogan que
elevasse a confiança, a caracterização e sobre tudo a auto-estima da escola.
Ficou eleito a frase “Escola Cândido Félix Martins, uma escola Viva e Capaz”. A
eleições ocorreu através dos responsáveis pelos alunos ainda no período da
matricula e por toda comunidade através de enquete postada na comunidade do
Orkut da Escola;
2ª) Escolha do Escudo da escola
realizado pelo mesmo processo do item anterior;
3ª) Desenvolvimento do Projeto
Resgatando Valores que tinha como principal objetivo melhorar a indisciplina da
escola e a redução da violência vivenciada na escola;
4ª) Criação da Farda escola;
5ª) Realização da Primeira
Jornada Educativa na escola, momento e que a escola parou para avaliar sua
missão e seus objetivos e buscar alternativa para o planejamento do ano que se
iniciava e também promovendo a integração e a afetividade entre os funcionários
da escola;
6ª) Sensibilização para o devido
uso do fardamento na escola, sendo uma das tarefas mais difíceis de ser
conquistada mas que ao término do mandato 90 % dos alunos estavam usando o
fardamento;
7ª) Criação da Comunidade e Orkut da Escola para
melhor socializar os eventos da escola;
8ª) Criação do espaço destinado a
Secretaria da escola com a organização de toda documentação escolar;
9ª) Criação do espaço para sala
dos professores, pois não havia esse espaço.
10ª) Arrumação dos livros
destinados a pesquisa dos alunos;
11ª) Aquisição de ventiladores
para professores, secretaria e direção;
12ª) Registro e acompanhamento dos alunos com
problemas de indisciplina na escola, feita através da criação de cadernos de
advertências;
13ª) Desenvolvimento do Projeto que
comemorou os 40 anos da Escola Cândido Félix Martins;
14ª) Desenvolvimento do Projeto
Círculos de Avaliação;
15ª) Incentivo a participação do
Programa Pró-info na escola;
16ª) Desenvolvimento das ações do
PDE Escola de 2009;
17ª) Compra de mesas para
professores todas de chapa de aço para uma maior durabilidade na escola, uma
vez que as ultimas de madeira só duraram três meses;
18ª) Criação do grupo de Hip Rop
da escola e participação em vários eventos promovidos pela Semec;
19ª) Festejo dos aniversariantes
da escola por semestre. Momento de integração, entrosamento e lazer para os
funcionários;
Para o ano seguinte, o gestor
continuou com todas as ações desenvolvidas em 2009 e algumas outras foram
acrescentadas:
1ª) Informatização de todas as
dependências da escola;
2ª) Distribuição do sinal de
internet por todas as dependências da escola;
3ª) Aquisição de quadros brancos
para todas as salas de aula;
4ª) Criação de Transferências
digitalizadas para os alunos;
5ª) Desenvolvimento da maioria
das ações do PDE Escola de 2010;
6ª) Participação nos festejos do
aniversário da cidade e 7 de setembro, com desfile cívico. (Neste ultimo
foi a única escola municipal a
participar);
7ª) Realização da II Jornada
Educativa com o Tema “Maravilha é Minha Família”;
8ª) Participação e envolvimento
na reforma da escola com sugestões e providencias necessárias ao andamento da
obra; etc
Pelo elencado acima, observa-se que
foram muitas as ações desenvolvidas ao longo desses dois anos. Acreditamos que
tudo que foi realizado foi de grande valia e que se não fosse a colaboração de
toda a equipe nada teria sido feito com total êxito. O papel do gestor nada
mais é que o de incentivar, motivar e organizar o trabalho. A parceria foi
fundamental!
Contamos com ótimos professores
profissionais que mediante os projetos não mediram esforços para que tudo desse
certo. E o apoio dos demais funcionários, como a equipe da cantina e secretaria foi fundamental.
Entretanto em meio a tantas
realizações também foram encontrados alguns obstáculos e que aqui se faz jus
também elencar. Todo trabalho humano se depara com possibilidades e com
dificuldades, e as dificuldades na gestão de José Carlos foram tidas como
obstáculos que deveriam ser enfrentados com a mesma determinação e boa vontade
que se tinha para realizar os planos e sonhos.
Ficaram muitas coisas ainda a ser
concluídas, porem o tempo foi curto e rápido, por isso ficará também exposto ao
final deste alguns sonhos que as futuras gestões ainda poderão fazer acontecer.
Administrar uma escola de médio
porte, com mais de 500 alunos e quase 40 funcionários, em uma comunidade tida
como difícil, exigia um mínimo de formação necessária a função, era preciso
também a doação, o envolvimento, o carisma, a simpatia e a cumplicidade. Sem
contar com os ranços que ao longo dos 40 anos da escola vinham sendo
cultivados.
Aqui algumas das dificuldades
encontradas:
- Falta de apoio da Secretaria municipal, sobretudo no primeiro ano de gestão. Ficou nitidamente exposta a falta de apoio da secretaria quando a escola realizava seus projetos e nem sempre era bem atendida e apoiada;
- Alguns funcionários sem um certo compromisso em suas funções, faltava responsabilidade e amor ao que faziam. Tínhamos professores que faltavam constantemente, mesmo com justificativas mas que não deixavam atividades para os alunos, outros que tinham um belíssimo trabalho a ser realizado na comunidade e que lhe garantia um reconhecimento e valorização desta, mas que não ousavam tentar, e exemplo as aulas de informática;
- Participação de professores em cursos fora da escola a no horário de aulas, dificultando as aulas, pois não tínhamos professores substitutos na escola;
- Problemas com a reforma da escola que se prolongou e afetou nossos trabalhos, para se ter uma idéia passamos todo o primeiro semestre com apenas um banheiro para todos da escola e tínhamos uma poeira enorme, alguns professores adoeciam constantemente em virtude dessa reforma;
- Dificuldade de entendimento sobre a falta de acompanhamento dos pais na escola; uma grande parte dos pais não compareciam a escola para acompanharem seus filhos;
- Uma das maiores dificuldades encontradas foi também a falta de uma mesma linguagem entre coordenação e direção, sobretudo na postura re inter-relações com os funcionários. Isso dificultou em muito alguns trabalhos. Enquanto o gestor dava uma ordem a coordenação desfazia e em muitos momentos a coordenação atuou como direção sem a devida combinação deste, isso atrapalhava e muito a gestão escolar;
- A função de coordenação nem sempre ocorreu. Em virtude talvez do envolvimento desta, nas ações de gestão, os projetos e acompanhamentos dos alunos e professores dentro do fazer pedagógico ficou a desejar.
- Havia muito coleguismo e amizades demasiadamente forte, havendo um grande conflito na tomada de decisão da coordenação, pois misturavam muito as relações;
- Pra finalizar nos últimos meses a coordenação se juntou a alguns professores com o intuito de tirar a autonomia da direção e promover a campanha da futura gestora da escola. Fazendo os alunos ficarem contra a direção e a escola ficou sem a força do gestor. Pra isso acontecer, houve a conquista dos alunos através de inúmeros passeios promovidos pela coordenação da escola, onde os alunos uma vez motivados para esses passeios, o diretor não pode estar contra estes em virtude de ainda pleitear a candidatura para gestor e também precisar do apoio destes.
Gostaria de aqui também externar
minha indignação sobre as eleições de gestor da escola, como diretor tive a
oportunidade de fazer a observância de cada perfil dos profissionais ao qual
liderei e em meio a tantas pessoas capacitadas nenhuma desejou conduzir os trabalhos...Foi uma pena pois a
escola e comunidade perdeu. Aqui meu ponto de vista sobre o processo eleitoral
que julguei falho.
Na escola foi conduzido de uma forma
desleal e antiética, se é Gestão Democrática porque os pais não puderam votar?
Porque que a amizade e a conveniência ficaram acima do desejo de ver a escola
melhorar?
Houve uma união forte e
descomprometida com a melhoria da qualidade da educação da comunidade em que a
escola esta inserida, a única chapa existente não presenteou proposta para a
comunidade, usou-se de apenas as aulas para apresentar propostas que fizeram os
alunos se mobilizarem contra o atual gestor que ainda tinha o desejo de
concorrer, pois seus planos ainda não estavam concluídos, promessas que não
dependiam da gestão para serem executadas e vários passeios foi o que mais
aconteceu nesse processo de campanha, coincidência? , as datas desses passeios
culminarem com os dias que antecediam a eleição !!!, (são muito bons passeios,
festa, alegria e lazer-boa estratégia !). Passeios em que ninguém da outra
chapa se sentiu a vontade em participar, pois já existia a
intencionalidade da promoção liderada
pela coordenação pedagógica da escola (supra liderança também da campanha
eleitoral) e as atitudes de repudio dos alunos( imaturos nesse processo) para
com o tratamento aos atuais gestores que
hora tinham a pretensão de concorrem. resultado! a maioria dos alunos votaram a favor da única
chapa, talvez por não tiverem a condição de escolha, isso também com os atuais
educadores que estavam na escola. essa parte desse memorial tem a pretensão de
apenas ser uma critica ao atual sistema de eleição, onde se por ventura
analisarem os princípios éticos e legais que perpassam o tema democracia e participação verão que não é assim que escola
avançará, nossos alunos em uma grande maioria ainda não estão preparados para
essa difícil escolha, tirar a oportunidade dos pais de votarem (esses que são
os legítimos responsáveis pelas crianças e adolescentes), fere os princípios de
democracia, não apresentar a toda comunidade os planos e propostas e
confrontá-las com um concorrente é não dar o direito de escolha. Acredito que a
comissão organizadora do processo eleitoral deva atuar nas escolas em que há
apenas uma chapa, sendo a concorrente, apontando a possibilidade de liberdade
do aluno e demais eleitores do voto em
branco ou nulo, assim a secretaria terá como nas suas competências indicar um
gestor que julgado capaz possa estar a frente da escola.
Finalizo este acrescentando apenas essa
fala de Amyr Klink: "Descobri como é bom chegar quando se tem
paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso
dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer." Traduzindo
um pouco do que eu fui nesta instituição onde procurei dentro da razão, com paciência,
coragem e força de vontade dar o melhor de mim e também com um agradecimento
especial a Deus por todo o sucesso alcançado, pois sem ele nada seria possível
e aos colegas que contribuíram com seus apoios e dedicações. Cada um foi
importante nesse processo e espero que Nossa Escola que representa uma
comunidade tão carente e promissora continue nessa linha de evolução e
engrandecimento alcançado neste meu mandato.
Que a nossa escola continue sendo uma
escola VIVA E CAPAZ !
Abraço a todos e boa
sorte !
José Carlos Reis
Feitosa
Gestor 2009 e 2010